INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL: QUANDO E COMO FAZER NO CARTÓRIO?

O inventário extrajudicial é um procedimento realizado fora da Justiça, diretamente no cartório de notas, para organizar e transferir os bens da pessoa falecida para os herdeiros. Ele é uma forma mais rápida, simples e menos burocrática de fazer o inventário, comparado ao inventário judicial.

Antes e depois das mudanças do CNJ

Antes, o inventário extrajudicial podia ser feito apenas quando:

  • Todos os herdeiros fossem maiores e plenamente capazes;
  • Estivessem de comum acordo;
  • Não houvesse testamento;
  • E não houvesse herdeiros menores ou incapazes.

Por isso, casos que envolviam filhos menores ou disputas precisavam necessariamente tramitar na Justiça.

O que mudou com a última resolução do CNJ?

Com a mais recente resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), alguns casos que antes só podiam ser feitos judicialmente passaram a poder ser realizados no cartório, com algumas condições, como:

  • Inventários com herdeiros menores, desde que seja apresentado um caução (uma garantia financeira) para proteger os interesses desses menores;
  • Casos com testamento, desde que haja consenso entre os herdeiros;
  • Situações em que um dos herdeiros seja o inventariante;
  • Outras situações que antes eram restritas, agora podem ser resolvidas extrajudicialmente, acelerando o processo e reduzindo custos.

Vantagens do inventário extrajudicial

  • Menor tempo para conclusão;
  • Custos geralmente mais baixos;
  • Processo menos burocrático;
  • Mais autonomia para os herdeiros, que participam diretamente das decisões.

Quando não é possível fazer o inventário no cartório?

Ainda assim, o inventário judicial será necessário quando:

  • Existirem conflitos entre os herdeiros;
  • Houver herdeiros incapazes sem representante legal;
  • Não houver consenso entre os interessados;
  • Ou em outras situações previstas em lei.

A importância da consultoria jurídica

Mesmo que o inventário seja extrajudicial, a presença de uma advogada é obrigatória. Ela vai garantir que todos os direitos sejam respeitados, evitar prejuízos e proteger os interesses de todos os herdeiros. Além disso, pode ajudar a lidar com documentos, prazos e eventuais particularidades do seu caso, para que tudo seja feito da melhor forma possível.

Procure um atendimento dedicado e seguro no momento da sucessão patrimonial.

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